sexta-feira, 4 de março de 2011

Fora de série (1)

«Penso que vivemos [sob o efeito de sombras, aparências ou ilusões], muito por culpa dos avanços tecnológicos, da insatisfação intrínseca que o Homem possui em não se contentar com o que tem e querer sempre ser melhor que os outros e também pela passividade mental a que nos sujeitamos, deixando cair a nossa mente num fleumatismo doentio que se torna companheiro vital de tanto ser requisitado.

Na minha opinião, há três factores que contribuem de forma colossal para visionamentos boicotados: a religião, a política e a publicidade. A religião foi criada pelos medos humanos relacionados os procedentes do término vital e é este o principal motivo de manipulação usado pelos pseudo-mensageiros da mensagem divina. A política utiliza o que se pode chamar um sofisticado sistema retórico que possui um elevado sucesso pois torna-se muito credível face às divergências encontradas entre os discursos e as acções. A publicidade torna-se cada vez mais um meio de divulgação enganosa que é feita com pormenores pensados para iludir e convencer.

A religião cristã, falo apenas desta por não conhecer costumes de outras, tem um hábito que vai condiciona um ser humano antes deste o ser. Uma vez escrevi um poema intitulado “O Homem” que começa da seguinte forma: “O animal nasce,/o Homem faz-se”, ou seja, nós nascemos animais e somos formados seres humanos através da educação e da vivência em sociedade e do meu ponto de vista não se pode adquirir requisitos suficientes para tal estatuto na idade com que as crianças são baptizadas, quando elas dão o seu primeiro inconsciente e imemorável passo na família de Deus, por isso digo que estas são condicionadas antes de serem humanas. Como não bastasse já, muitas destas crianças seguem o seu caminho na peregrinação para a ascensão ao Céu através da catequese onde aprendem a acreditar num Deus. A religião utiliza uma presença divina e um medo pelo desconhecido com que levam mentes passivas a uma vida dedicada ao Senhor fazendo com que estas não vejam para além daquilo a que se submeteram.

A política com o seu sistema retórico acaba por ser algo que até os próprios actores ludibria, ou seja, muitas vezes os ditos políticos não passam de seguidores que não fazem a mínima ideia dos ideais que defendem, o que torna os sistemas políticos hodiernos muito híbridos ao ponto de ser difícil de discernir o tipo de política praticado. Na política as pessoas são levadas a acreditar, excepto aquelas que já possuem uma capacidade natural de devoção a um partido pois estas já acreditam em tudo o que for feito, em cenários muitas vezes impossíveis e raramente materializados. O interessante é que isto já acontece há muitos anos e continua a dar resultados, ou seja, existe uma obscuridade mental tal que não há força para sequer se procurar a claridade.

A publicidade torna-se talvez o método que mais afecta as pessoas pois é onde o tiroteio é maior e porque actua nos aspectos animais de um indivíduo e leva-o a esquecer-se da sua parte racional, ou seja, conduz ao fleumatismo mental supracitado.

Todas estas formas de manipular a mente humana são obstruções e limitações que nos impedem de visualizar com clareza. O interessante é que é o Homem que atraiçoa a visão humana, ou seja, somos traídos e vendados por nós e por outros como nós e nós também traímos e vendamos e isto já ascendeu a um patamar em que é difícil não se ser alvo de nenhuma destas balas.

(…) O Homem evolui e traça o seu próprio destino, estando muitas vezes a evolução associada à negridão negativamente evolutiva das visões que vão surgindo. Foi na tentativa de fugir a ideias já formados e muitos deles deformados que surgiu a arte de livremente pensar e de procurar caminhos e visões: Filosofia.»

(André 11.º D)

Sem comentários:

Enviar um comentário