sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Quaestio




Será a Lógica importante para a Filosofia?
Porquê?

16 comentários:

  1. Mikael 11ºA Nº15

    A lógica é uma técnica muito utilizada pela filosofia, para garantir a validade da argumentação.
    A lógica desempenha dois papeis importantes na Filosofia: ajuda o pensamento e ajuda a evitar erros de raciocínio durante o nosso pensamento.
    A filosofia ocupa-se de um conjunto de problemas.
    Os filósofos, ao longo da história, têm dado resposta a esses problemas, tentando solucioná-los utilizando a lógica.
    Para isso, apresentam teorias e argumentos. A lógica permite assumir uma posição crítica perante os problemas, às teorias e aos argumentos filosóficos.
    -A lógica permite avaliar criticamente os problemas da filosofia, mas para isso é preciso são necessários bons argumentos para depois afirmar se é um problema falso ou verdadeiro.
    -A lógica permite avaliar criticamente as teorias dos filósofos, isto é, se essas teorias são aceitáveis e se é uma teoria ''forte'' ou não.
    -A lógica permite avaliar criticamente os argumentos dos filósofos, isto deve ser uma das partes mais importantes da lógica porque se não houver bons argumentos para solucionar um problema, então o raciocínio da pessoa que argumentou está errado.
    Ora concluindo o objectivo do estudo da lógica filosofica é saber discutir ideias e a lógica é muito importante para saber resolver problemas, desde problemas pequenos do nosso dia-a-dia até grandes problemas que tem um impacto na sociedade.

    :DDDDDD

    ResponderEliminar
  2. A filosofia é uma ciência que pensa sobre os problemas da realidade, do conhecimento e do valor. Os filósofos que pensam sobre estes problemas constroem teorias em que fundamentam o seu ponto de vista. Nestas teorias são apresentados argumentos, ou seja, são estruturadas proposições que, logicamente organizadas, suportam uma ou mais conclusões acerca do problema tratado. Nas teorias, os filósofos têm sempre em vista o objectivo de encontrar uma solução universal para o problema. Ora, como em tudo, há diferentes pontos de vista para um determinado assunto, o que promove a refutação ou aceitação das teorias. Para tais refutações ou concordâncias são elaborados pontos de vista mais uma vez baseados em argumentos logicamente estruturados.
    Na filosofia o pensamento e a discussão crítica são o método usado para tentar alcançar a verdade – digo método e não métodos porque estão interligados e acabam por ser só um.
    A lógica, ciência filosófica, , “dedica-se (…) ao estudo das leis, princípios e regras a que devem obedecer o pensamento e o discurso para serem coerentes.” (Marta Paiva, Orlanda Tavares e José Borges, 2010, p.13).
    Com isto vê-se que a lógica tem um papel muito importante na filosofia e, embora a pergunta não abranja tal, noutras ciências também. Logo pelo método da filosofia notámos a extrema importância da lógica pois se esta estuda leis para tornar o pensamento e o discurso coerentes terá uma notória relevância para todos os processos filosóficos, já que é no pensamento e discussão crítica que a filosofia encontra veículo para tentar alcançar a verdade. Um dos processos filosóficos bastante importante e referido no início desta dissertação trata-se da apresentação das teorias filosóficas acerca dos problemas. A lógica, neste caso a formal, reduz de percentagem de invalidade nos argumentos apresentados e ajuda a ter um pensamento mais coerente acerca do tema. Do mesmo modo que ajuda nas teorias ajuda também nas refutações e concordâncias com estas, como supracitado.
    A lógica torna-se cada vez mais indispensável à medida que aumenta a complexidade de um assunto, pois quanto mais noção de lógica de indivíduo tiver mais facilidade terá em encontrar fórmulas argumentativas para defender o seu ponto de vista e contrapor o que não aprova.
    Em suma, a filosofia encontra na lógica um instrumento fulcral para todos os seus processos.

    André Ferreira, 11ºD nº3

    ResponderEliminar
  3. A lógica é importante para a filosofia pois é esta que estuda a argumentação.A lógica permite-nos distinguir os argumentos válidos dos argumentos inválidos.Na minha opinião a lógica é numa piramide a base desta no que dizrespeito à filosofia pois esta é muito importante para a filosofia.Se não existisse a lógica não seriamos capazes de estudar ecompreender tão bem a filosofia como conseguimos.A lógica é algo que é sempre a mesma coisa, isto é, a lógica não mudade argumento para argumento. Para avaliar qualquer argumento que sejaa lógica serve-se do uso de inspectores de circunstâncias, sendo estesaqueles que permitem clasificar um argumento em válido ou em inválido.Um argumento é valido quando as suas premissas são verdadeiras e aconclusão é necessáriamente verdadeira, quando as premissas sãoverdadeiras e a conclusão falsa então o argumento é inválido.A lógica é, portanto, a base de tudo na filosofia. Pode dizer-se que afilosofia é composta essêncialmente pela lógica e a retóricaessêncialmente apenas pela argumentação, isto é, a lógica demostra ascoisas como estão, comprova as coisas enquanto que na retórica aargumentação é usada através de pessoas que possuem uma arte de bemfalar.Hoje em dia usamos lógica com muita frequência sem darmos conta, nóspodemos afirmar de que 2+2=4 portanto é lógico que 4-2=2. A ciência, amatemática entre muitas outras servem-se da lógica com imensafrequência.Pode dizer-se que a lógica é muitas vezes a justificação para coisasque dizemos.Cindy Dos Santos Alves 11A nº8

    ResponderEliminar
  4. A lógica permite-nos um avanço em relação aos outros, sobretudo quando queremos convencer alguém do nosso ponto de vista em relação a alguma coisa.
    Se a filosofia não se apoiasse na lógica certamente não seria lógico estudar filosofia.
    Quando argumentamos algum assunto em conversa normais que temos no nosso dia-a-dia nunca nos demos conta, mas é através da lógica que conseguimos manter um conversa sobre um determinado assunto durante um longo prazo de tempo sem sermos bombardeados por uma infinita quantia de perguntas sobre o que estamos a dizer.
    A lógica estuda a distinção entre argumentos correctos e incorrectos, dedica-se por isso ao estudo de leis, princípios e regras a que devem obedecer ao pensamento. A filosofia debate todos os dias problemas que necessitam de argumentos, teorias e um raciocínio moralmente correcto, precisamos portanto da lógica para encontrar argumentos que justifiquem o problema, teorias que explicitem o problema e encontrar um raciocínio que seja valido para a resolução do problema
    No nosso dia-a-dia quando expomos ideias e argumentos aos outros, não iríamos receber a atenção desejada se não usássemos uma mente onde seja visível a presença da lógica perante determinadas situações. Tal como um político não receberia a atenção necessária para alcançar um elevado número de votos de não utilizar uma lógica formal para fazer o seu discurso perante uma multidão.
    A lógica representa para a filosofia o que um laboratório representa para um cientista: é o palco onde as ideias se testam e avaliam criticamente. Sem esta avaliação crítica não haveria atitude filosófica. Logo,sem lógica não pode haver uma verdadeira atitude filosófica.

    Alzira Sampaio Borges 11ºA Nº2

    ResponderEliminar
  5. A lógica estuda certos aspectos da argumentação, que permitem distinguir os argumentos válidos de argumentos inválidos.
    Por sua vez em Filosofia, uma das coisas que nós usamos mais é precisamente argumentos.
    E para confirmarmos se estes são válidos (sendo a validade de um argumento, a conexão entre premissas e a conclusão, ou seja um argumento só é válido se as premissas forem verdadeiras e a conclusão falsa) e compostos por premissas verdadeiras (sendo uma premissa verdadeira quando esta corresponde à realidade e falsa quando não corresponde), temos obrigatóriamente que nos servir da lógica.
    Através da lógica conseguimos fazer algumas destinções que nem sempre são fáceis. É o caso dos argumentos dedutivos e não dedutivos.
    Se tivermos dois arguementos que á primeira vista parecem basicamente a mesma coisa, mas se os formos a analisar pelo seu conteudo lógico depressa chegamos á conclusão que não quereram afirmar o mesmo.
    E se a lógica é o estudo dos argumentos, então é ela que nos proporciona meios para em filosofia nós consegurimos perceber se um argumento será válido ou inválido. É o que acontrece com inspectores de circuntâncias e as tabelas de verdade.
    E assim também chegamos a conclusão se este é falso (contradição), verdadeiro (tautologia) ou se depende das situações (contigência).
    Também apartir daqui, depressa concluimos que as os argumentos podem dispor-se de um modo afirmativo ou negativo e que podem sofrer falácias, sendo causadas pelo antecedente ou consequente.
    Por isso a lógica é importante para a filosofia, pois ajuda-nos a compreender melhor os argumentos, e a tirar várias conclusões.

    Ana Nunes 11ºA Nº3

    ResponderEliminar
  6. A lógica tem um papel importantíssimo para a filosofia. A palavra “Filosofia” deriva do grego “Philos” - atracção, que ama – e da palavra “Sophia”- sabedoria – o que podemos ver logo a principal característica da Filosofia - o amor pela sabedoria e o desejo de a obter. Esse desejo de procurar a verdade é uma vontade que todos os filósofos têm e que para a procurarem duvidam, questionam e põem em causa as verdades, procurando sempre a verdade do conhecimento, tendo sempre uma atitude crítica face aos problemas que a Filosofia visa resolver através de boas razões. Ora, é nestas boas razões que se insere a lógica. A Lógica é uma disciplina filosófica que estuda a distinção entre argumento válidos e inválidos, ou seja, dedica-se ao estudo das leis, princípios e regras que devem obedecer o pensamento e o discurso para serem coerentes. A palavra Lógica deriva da palavra grega “logos” que significa palavra, pensamento, razão, discurso. Por isso, o objecto de estudo da Lógica será o pensamento e o discurso, preocupando-se sempre com a sua coerência. Concluindo, a Lógica tem como objectivo analisar os argumentos, que são boas razões que sustentam teorias, que são extremamente importantes para a Filosofia, caracterizando-os quanto à sua validade e veracidade. Como a Filosofia apoia-se em argumentos para sustentar as soluções para os problemas, sem a Lógica, a Filosofia não iria conseguir resolver, ou iria resolver logicamente mal os problemas, não alcançando a sabedoria, verdade.

    João Pedro Paulo Nº13 11ºD

    ResponderEliminar
  7. A Lógica é sem dúvida importante para a filosofia.
    A filosofia é uma actividade cognitiva que trata de problemas, argumentos e teorias acerca de alguns dos conceitos mais básicos e gerais: o significado, a arte, o conhecimento, o livre-arbítrio, a realidade etc.
    A lógica estuda certos aspectos da argumentação, que permitem distinguir os argumentos válidos dos argumentos inválidos.
    A lógica é a disciplina filosófica que estuda a distinção entre argumentos correctos e incorrectos. Dedica-se por isso ao estudo das leis, dos princípios e regras a que devem obedecer o pensamento e o discurso para serem coerentes.
    A parte formal da lógica permite-nos isolar e estudar as propriedades dos argumentos válidos. Este estudo é importante para a filosofia porque permite perceber argumentos filosóficos complexos, o que em última análise nos permite saber se são bons argumentos ou não.
    Sem a lógica a filosofia não conseguiria perceber quando os argumentos são válidos ou não, esta é muito importante para o seu conhecimento.
    Por exemplo imagina que temos este texto:
    “É evidente que a vida é absurda. Nem se compreende como é possível pensar outra coisa. Se a vida não fosse absurda, não haveria tanto sofrimento. Pense-se só nos terramotos, cheias, secas, fome, doenças etc. Por outro lado, se for tudo uma ilusão, a vida é absurda. Isto porque ou é verdade que o sofrimento existe ou então é tudo uma ilusão.”
    Perante este texto á partida sem qualquer sentido, podemos procurar saber se isto quer dizer alguma coisa, ao contrário do que parece. Antes de sabermos se é um argumento válido ou não, segundo a lógica devemos querer saber se é realmente um argumento.
    Se tirarmos todos o ruído, a “palha”, ficamos com isto:
    Ou o sofrimento existe ou então é tudo uma ilusão. Se a vida não fosse absurda, não haveria tanto sofrimento. Se for tudo uma ilusão, a vida é absurda. Logo, a vida é absurda.
    Desta maneira já começa a fazer sentido, temos uma conclusão clara e três premissas lógicas, bem estruturadas, segundo o nosso raciocínio. Mas ainda não conseguimos saber se o argumento é valido ou não para isso temos de analisar, ou seja, só tem conclusão verdadeira se as premissas forem verdadeiras.
    Se um argumento é inválido, isso significa que a conclusão pode ser falsa, ainda que todas as premissas sejam verdadeiras. Nós podemos acreditar nas premissas de um argumento e mesmo assim não aceitar a sua conclusão.
    Logo sem a lógica a filosofia não saberia se os argumentos eram válidos ou não, e reconhecer a própria verdade.
    O Papel da lógica é fundamental na filosofia.
    Ana Valpaços Nº4 TºA

    ResponderEliminar
  8. Sim definitivamente a lógica e indispensável a filosofia uma vez que os filósofos procuram bons argumentos para defender as suas ideias. Mas para que um argumento seja bom é necessário que seja válido. E é a lógica que ajuda a determinar se um dado argumento é ou não válido. Logo sem a lógica não seria possível defender um argumento.


    Igor Cruzeiro Nº9 11ºD

    ResponderEliminar
  9. Comentário de filosofia sobre a lógica
    A tarefa da filosofia, tal como a tarefa das ciências, é descobrir proposições verdadeiras. Mas ao contrario do que acontece com as ciências, a experiência raramente fornece á filosofia um critério para distinguir a verdade da falsidade. Assim, apesar de a lógica parecer fornecer tão pouco, é afinal o único meio seguro que temos para excluir argumentos, que ainda que conduzam á verdade, o fazem de forma tal que não podemos realmente saber se estamos perante a verdade ou perante a “ilusão”. A lógica não pode decidir se as premissas são ou não verdadeiras, nem pode tão-pouco decidir se a conclusão de um raciocínio é verdadeira ou não, mas a lógica pode dizer se tal conclusão resulta realmente ou não de tais premissas.
    É a lógica que permite distinguir claramente os argumentos válidos das falácias, porque como sabemos as falácias são argumentos inválidos que no entanto parecem válidos. Assim a lógia assume um papel extremamente importante na filosofia, pelo facto de poder ocorrer casos em que o nosso campo de investigação ultrapassa claramente a experiência, e aí só a lógica permite dizer se estamos ou não perante falácias.
    Por outro lado, não podemos fazer hoje filosofia sem o auxílio da lógica, porque como procurei explicar neste comentário, tal como não podemos fazer engenharia sem o auxílio da matemática, também não podemos fazer filosofia sem o auxílio da lógica devido ao facto de esta assumir um papel demasiado importante na vida da filosofia.
    Luís Carlos 11ºA Nº13

    ResponderEliminar
  10. Sim. A lógica é uma das mais importantes componentes da filosofia, porque se a filosofia não tivesse lógica então não faria sentido visto que a filosofia apareceu de uma necessidade de os homens obterem um pensamento/justificação lógica(correcta) acerca de um determinado assunto. Se a lógica não fosse importante para a filosofia, então qualquer pessoa que disse-se o maior disparate acerca de qualquer coisa poderia ser considerado um filosofo. Se os filósofos não utilizassem a lógica como complemento nos seus pensamentos, então os seus argumentos nunca seriam correctos, e mesmo que a conclusão por acaso dê-se certo, nunca os podiam universalizar(sendo este o principal objectivo dos filósofos).

    Elaborado por Júlio Reis 11ºD

    ResponderEliminar
  11. A Lógica é extremamente importante para a Filosofia. A lógica estuda certos aspectos da argumentação que permitem distinguir os argumentos válidos dos inválidos. Dedica-se, por isso, ao estudo das leis, princípios e regras a que devem obedecer o pensamento e o discurso para serem coerentes.
    Para defender uma determinada teoria filosófica são necessários bons argumentos para a sustentar. Para um argumento ser bom, este tem que ser necessariamente válido. É assim necessária a intervenção da lógica para averiguar a validade dos argumentos. Portanto, só com a lógica se poderá decidir se uma determinada teoria poderá ser aceite como verdadeira ou não.
    A Lógica assume um papel bastante relevante na Filosofia. Ela torna o pensamento mais claro e evita as inconsistências do pensamento, isto é, ajuda a evitar erros de raciocínio.
    Para tentar solucionar os problemas filosóficos são propostas diversas teorias sustentadas por argumentos. Por vezes, os filósofos colocam objecções em determinadas teorias quando encontram “defeitos” na argumentação utilizada. Isto só é possível graças à lógica, pois, ela permite que os filósofos possam contestar as teorias. A lógica permite assumir uma posição crítica perante os problemas, as teorias e os argumentos. A Filosofia é caracterizada pela atitude crítica, ou seja, pela atitude intelectual em que se duvida e se questiona o saber existente com o objectivo de encontrar razões para aceitar determinadas respostas às nossas questões. Isto é, só existe uma verdadeira atitude filosófica quando existe uma atitude crítica. A lógica é a entidade responsável por testar as ideias e avaliá-las criticamente. Portanto, sem lógica não pode haver uma verdadeira atitude filosófica.
    O pensamento logicamente disciplinado promove a criatividade. “A Filosofia é a arte da fundamentação das nossas ideias recorrendo a argumentos sólidos, criativos e inteligentes” (Desidério Murcho). Ao conseguir dominar esta arte, é possível distinguir quais são os argumentos sólidos e os que não são. A lógica ajuda a desenvolver a criatividade filosófica, uma vez que nos leva a pensar em diferentes alternativas para que um argumento possa ser considerado inválido, nomeadamente, se existe alguma situação em que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão seja falsa, se conseguimos identificar imediatamente se se trata de uma falácia…
    A Lógica ajuda a construir a Filosofia.

    Ana Luísa Neves dos Santos 11.ºA n.º5

    ResponderEliminar
  12. a lógica não é só importante mas fundamental para a filosofia, já que para resolver um problema filosófico temos de possuir um raciocínio lógico de forma a fazer sentido, já que a lógica permite-nos possuir uma certa conectividade entre as premissas e a conclusão se um raciocínio.

    Davide Coelho
    11ºD

    ResponderEliminar
  13. A lógica é importante para a filosofia. A lógica é a disciplina filosófica que estuda a distinção entre argumentos correctos e incorrectos, mediante a identificação das condições necessárias à operação que conduz da verdade de certas crenças à verdade de outras. Dedica-se por isso, ao estudo das leis, príncipios e regras a que devem obdecer o pensamento e o discurso para serem coerentes.A lógica é importante para a filosofia porque ajuda a estudar certos problemas e situações que poderam eventualmente acontecer.ass tiago 11D nº 24

    ResponderEliminar
  14. Pode-se pensar que a lógica não tem qualquer interesse para a filosofia por ser "meramente formal". Um argumento pode ser válido, poderá alguém argumentar, mas isso não garante que a conclusão seja verdadeira. Como o que interessa à filosofia são as conclusões verdadeiras, a lógica não tem qualquer interesse, diria essa pessoa.
    A resposta a este argumento é chamar a atenção para duas coisas. Em primeiro lugar, como veremos, nem toda a lógica é "meramente formal". A lógica informal, precisamente, não é formal. A lógica informal estuda muitos aspectos da argumentação que não são estudados pela lógica formal. Todavia, não é possível dominar a lógica informal sem dominar os aspectos elementares da lógica formal. A lógica formal é o alicerce a partir do qual se pode erguer a lógica informal.
    Em segundo lugar, o argumento ignora que as conclusões verdadeiras ou plausíveis devem ser justificadas e as suas consequências explicitadas. O papel da lógica na filosofia torna-se manifesto quando se compreende que os filósofos procuram, implícita ou explicitamente, bons argumentos para defender as suas ideias. Mas para que um argumento seja bom é necessário que seja válido. E é a lógica que ajuda a determinar se um dado argumento é ou não válido.


    Carlos Araújo Nº7 11ºA

    ResponderEliminar
  15. A filosofia é a ciência que se debruça sobre aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Portanto a filosofia é uma busca contínua e sem fim. A lógica é portanto bastante importante quando relacionada com a filosofia, pois a lógica é a arte de bem pensar, a arte de pensar correcto, é um instrumento de pensar. A lógica ajuda-nos a pensar e argumentar prudentemente e de forma organizada, de certa forma é uma forma de pensar metodicamente.
    A lógica estuda a validade e verdade de um argumento, argumento esse que serve para defender ideias e fortalecê-las. Assim se ao argumentarmos tivermos a certeza da validade de um argumento, este torna-se mais coeso e a sua utilização será portanto mais fácil e mais importante.
    Desta forma a lógica é importantíssima para a filosofia, uma vez que uma ideia defendida logicamente é meio caminho andado para se obter a verdade e a razão acerca dessa ideia.

    Hugo Fernandes Teixeira 11ºD nº8

    ResponderEliminar
  16. Sim, a lógica é importante para a filosofia. A filosofia é a busca do saber e da verdade. A lógica é o estudo da argumentação válida, isto é a lógica distingue argumentos válidos de argumentos inválidos. Sendo a filosofia a busca do saber e da verdade, quem pratica a filosofia tem uma atitude crítica que questionando o saber existente só aceita as respostas que são acompanhadas de de bons argumentos que as sustentem. Se a lógica identifica argumentos válidos e argumentos inválidos então a lógica está inquestionavelmente ligada à filosofia. Porque para saber-mos se as respostas que nos são dadas são verdadeiras precisamos de saber se os argumentos que as sustêm são válidos ou não. Assim a lógica é ,obviamente, importante para a filosofia.

    Ana Rafaela 11ºC nº2

    ResponderEliminar