domingo, 6 de fevereiro de 2011

O que é a felicidade? (Em directo.)



«Valorizamos a felicidade por si mesma e não apenas por ser instrumental. Mas o próprio conceito de felicidade esconde algumas armadilhas. Uma concepção subjectivista da felicidade considera que na felicidade só conta o que uma pessoa sente, interiormente, sendo irrelevante a origem do que a faz sentir-se feliz. Isto é implausível, porque, a ser verdadeira, significaria que seria para nós irrelevante se a fonte da nossa felicidade é a realidade ou uma fantasia. Mas isto não é irrelevante para nós: se uma fonte importante da minha felicidade é a amizade dos meus amigos, é para mim muitíssimo relevante se a amizade deles é genuína ou fingida.
Outra concepção implausível da felicidade é crer que se trata de algo que podemos fazer. Pelo contrário, a felicidade é algo que resulta de muitas actividades a que nos dedicamos, mas não é em si algo que possamos fazer. Porque não é algo que possamos fazer, é também implausível uma terceira ideia comum sobre a felicidade: que é algo que se pode obter fazendo algo momentoso especial, findo o qual ficamos felizes – mais ou menos como alguém que, depois de muito esforço, ganha uma medalha. (…)
A felicidade é um valor fundamental para todos nós, mas não se pode ser feliz visando a felicidade. É-se feliz cultivando-se actividades de valor e alargando a compreensão dos nossos talentos e limites. É-se feliz acrescentando valor ao mundo e apreciando o valor que encontramos no mundo. Mas isto não se faz senão fazendo coisas muito diversas – essas coisas banais que todos fazemos todos os dias e que incluem ser médico e curar pessoas, ou ser escritor e contar histórias, ou ser pai, mãe, filho ou amante carinhoso, ou cozinheiro de talento, ou professor paciente. Entregarmo-nos a actividades de valor é uma condição necessária para a nossa felicidade e há muitas actividades de valor. A verdadeira dificuldade é evitar atribuir valor ao que o não tem e não dar suficiente valor ao que o tem. Mas isso é algo que só aprendemos com a experiência, a reflexão e o estudo. Não há receitas mágicas.
Outra ilusão a evitar quando se reflecte sobre a felicidade é esquecermo-nos de quem realmente somos: mamíferos com certas peculiaridades, e ao mesmo tempo seres cognitivamente sofisticados. Nem deuses, nem bestas – mas um pouco de ambos, num certo sentido. Isto significa que vidas que privilegiem apenas as nossas preferências de mamíferos – a alimentação e o sexo, por exemplo – ou que privilegiem as nossas preferências cognitivas – o estudo e o conhecimento – terão poucas probabilidades de serem realmente compensadoras. Os seres humanos são tão incapazes de uma vida realizada vivendo como porcos como são vivendo como deuses. Daqui conclui-se que a ânsia de imortalidade, que está provavelmente no cerne do impulso religioso de algumas pessoas, pode ser uma tremenda ilusão: sendo nos o que somos – e somos seres intrinsecamente temporais – uma existência sem fim ou atemporal poderá parecer uma promessa paradisíaca, mas é bem mais razoável crer que será, na verdade, diabólica.
Precisamos de ser judiciosos na descoberta do valor, e isto implica dar uma grande atenção à realidade do que somos. Mas como sabemos o que é a realidade? Não será tudo mera aparência?»
Desidério Murcho, A Filosofia em Directo (Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2011) 61-2.

5 comentários:

  1. Errado. Parte de muitas premissas subjectivas como o facto dizer que a felicidade provir de uma ilusão ou da realidade é algo importante.
    Não. Não, na minha opinião.
    Em primeiro lugar necessitamos de organizar a nossa mente e definir prioridades. O que queremos para a vida? Queremos ser felizes? Queremos a verdade? Queremos ser imortais? Porque, como o autor escreveu e muito bem, somos apenas humanos e não podemos ter tudo. Os Humanos, adoram o conforto e alguns (longe de mim generalizar) põe isso mesmo sem saber à frente da verdade. Ora, isto de brincar às vidas é tudo muito bonito mas na hora da verdade vêm os maus sentimentos que tanto abalam a tão querida. E os arrependimentos. "Quem me dera não ter sabido" Não as pessoas não necessitam da verdade para serem felizes, aliás, a verdade é um factor que quase impossibilita a felicidade. Sejamos francos, o mundo não é belo. E quanto maior for a nossa capacidade de o ver, maior vai ser a nossa infelicidade. Eu não quero saber se os meus amigos gostam de mim realmente. Eu acho que gostam, e tenho as minhas certezas sobre isso. Chega-me para brincar às vidas. Eu não quero saber se o mundo acaba amanhã. Tanto quanto sei até posso ser atingido por um meteorito enquanto escrevo neste momento. Eu não quero saber. E ninguém saber. A ignorância é um lugar bem mais confortável que a sabedoria, e acredito que seja bem mais fácil atingir a felicidade mantendo-se nesse local. É até ironicamente a decisão mais sábia para quem pretende ser feliz. Os grandes visionários eram infelizes, os grandes artistas que através da arte viam melhor o mundo. Eram felizes? Não. Ou assim acredito. Tantos que se suicidaram. Tantos que escreveram, pintaram, cantaram, tocaram e mataram para mostrar os seus sentimentos. Feios. Infelizes. Tantos que se agarravam a um único amor como bóia de salvamento para o mar de verdade podre em que se encontravam. A verdade é sobrevalorizada. Talvez se devesse dar mais valor à ignorância. Não. Ou pelo menos, Não na minha opinião. Não me acredito que alguma arte realmente pura tenha nascido do trabalho. Não acredito sequer que o próprio autor soubesse o que estava a fazer quando pintou o primeiro traço. É natural. Há mais músicas e pinturas tristes do que alegres. Porque assim é o mundo, e assim é que o vêem. E os sentimentos escorrem para a tela como sangue, como tinta, como pedido de socorro: "Levem-me daqui! Quero ser feliz!"
    É isso a felicidade, a capacidade de adormecer bem todas as noites.

    ResponderEliminar
  2. É um belo elogio da ignorância e da evasão contra o saber a verdade acerca do real. Não sei é se é verdade. De qualquer modo, o que escreves, TJ, escreve-lo como sendo ou para valer como verdade. É a "tua" verdade. O problema é que não existe tal coisa: a verdade não é minha nem tua, é a verdade, quando muito é nossa; a verdade é, pois, objectiva ou mais objectiva do que por vezes muitos de nós julgamos.

    Parece-me que fazes, pois, um pretensamente sábio elogio da ignorância e da fuga face ao real contra a verdade. Mas isso é uma contradição performativa (desculpa o termo técnico da argumentação): negas uma coisa (a verdade não vale), afirmando-a (é verdade aquilo que dizes)! Faz-me lembrar outras contradições, como, por exemplo esta: "não devemos filosofar" (quando isto é já, pelo menos incipientemente, começar a filosofar!)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. De facto, digo que a verdade não vale. Mas, apenas para a felicidade. Eu apenas apresentei uma hipótese em que a verdade traz infelicidade, e por isso mesmo seria impossível a verdade ter grande valor na felicidade. Exceptuando talvez mesmo os filósofos que fazem da sua felicidade a busca pela verdade. Mas mesmo assim teriam de ignorar o conteúdo da verdade. A busca pela verdade acarreta o risco da a verdade não ser agradável provocando infelicidade.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o TJ, pois é disto que escreveu ele, que tenho percebido em meus 22 anos de vida.
    Já dizia a canção de Paulinho Moska: "Ninguém pode ser feliz, só os ignorantes, que não prestam a devida atenção nem procuram a verdade, preferem sorrir pra ilusão de viver uma só realidade."

    ResponderEliminar
  5. Felicidade não tem peso, nem tem medida, não pode ser comprada, não se empresta, não se toma emprestada, não resiste a cálculos, porque não é material, nos padrões materiais do nosso mundo. Só pode ser legítima. Felicidade falsa não é felicidade, é ilusão. Mas, se eu soubesse fazer contas na medida do bem, diria que a felicidade pode ter tamanho, pode ser grande, pequena, cabendo nas conchas da mão, ou ser do tamanhão do mundo. Felicidade é sabedoria, esperança, vontade de ir, vontade de ficar, presente, passado, futuro. Felicidade é confiança: fé e crença, trabalho e ação. Não se pode ter pressa de ser feliz, porque a felicidade vem devagarinho, como quem não quer nada. Ser feliz não depende de dinheiro, não depende de saúde, nem de poder. Felicidade não é fruto da ostentação, nem do luxo. Felicidade é desprendimento, não é ambição. Só é feliz quem sabe suportar, perder, sofrer e perdoar. Só é feliz quem sabe, sobretudo, amar.

    ResponderEliminar